“A Grande Fábrica de Palavras” reúne coro, orquestra e artes cênicas
Nos dias 15 e 16 de setembro, a Associação Beneficente São Roque apresenta o espetáculo “São Roque Aplaude”, no teatro Guairinha. O evento é uma oportunidade para homenagear seus parceiros, doadores e patrocinadores, ao mesmo tempo em que mostra ao público os resultados do trabalho cultural que desenvolve com crianças e adolescentes da comunidade do Guarituba, em Piraquara, e que tem transformado muitas vidas e trajetórias ao longo de sete anos.
A inspiração para o espetáculo veio da obra “La Grande Fabrique de Mots”, de Agnès de Lestrade, que conta a história de um país onde as pessoas quase não falam e é preciso comprar as palavras para pronunciá-las. Produzido inteiramente pelos profissionais que trabalham na São Roque, o espetáculo “A Grande Fábrica de Palavras” tem músicas originais compostas pela maestrina Ana Cristina Lago e pelo maestro Rodrigo Olavarria Lara, direção e dramaturgia por Diviane Helena, e contará com apresentações do Coro e da Orquestra Gato na Tuba e do Alecrim Companhia Artística, projetos mantidos pela Associação e patrocinados pela Lei Rouanet com o apoio da Copel, Sysmex, Mili, Unimed, Parati, Condor e Sanepar.
Diviane ressalta que o espetáculo, além de ter sido minunciosamente ensaiado por todos, dá grande ênfase na linguagem. “A linguagem é o que nos dá vida. O que queremos, desde pequenos, é poder nos comunicar com alguém que nos entenda, porém, nem sempre essa comunicação se dá por meio das palavras, ” comenta.
A noite do ano
Segundo Marcia Vicente, presidente da Associação, o “São Roque Aplaude” é a oportunidade da ONG colocar no palco toda a preparação e o desenvolvimento das crianças assistidas pelos programas. “Esse espetáculo é o ápice do nosso ano. É quando, além de ‘aplaudir’ os doadores, também expomos o nosso trabalho ao público, mostrando a todos como o nosso esforço está sendo recompensado e reconhecido”, comenta ela, que lembra que a entrada é franca e que todos são bem-vindos para apreciar a arte em sua forma mais pura: apresentada por crianças.
Um pouco mais sobre a peça
“Eu sei que na obra as pessoas compram palavras. Ali, existem aqueles que se apaixonam e palavras que custam muito caro para expressar esse amor. Também tem poesia, música e palavras. Eu me sinto feliz”, exalta Laura, 9 anos, artista do Alecrim. “É uma história de uma menina chamada Sofia, que é amada por dois meninos, o Felipe e o Oscar. Um é catador de palavras e outro é mais rico, mas isso é só um pouquinho do que vai acontecer, ” adianta Thalisson, 14 anos, artista do Alecrim.
Serviço: São Roque Aplaude
Data: 15 e 16 de setembro
Horas: 20h
Auditório Salvador de Ferrante, Teatro Guairinha
Rua XV de Novembro, 971.
Entrada Franca.
Sobre a São Roque
Fundada em 1988, a Associação Beneficente São Roque atua em Piraquara – PR e tem sede administrativa em Curitiba. Com o objetivo de promover a convivência familiar e comunitária de pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco, a ONG realiza bazares bissemanais, distribui alimentos para famílias e acredita na mudança do indivíduo pela arte, investindo em projetos culturais para as crianças e adolescentes.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.